notas do percurso geral          (VOLTAR)

Este percurso pretende dar a conhecer e promover as regiões rurais menos conhecidas do Alto Alentejo. Ele carateriza-se pela sua enorme diversidade e multiplicidade de áreas com as quais se cruza e atravessa.
Nele atravessamos vários concelhos: Elvas, Campo Maior, Arronches, Monforte, Sousel, Portalegre, Crato, Marvão, Castelo de Vide e Nisa.
Em todos estes concelhos é possível encontrar diversos pontos de interesse tais como, montes, fontes, hortas, igrejas, serras, ribeiras e ribeiros, que enriquecem e conferem caraterísticas muito interessantes aos locais visitados.
Os povoamentos presentes no percurso surgem maioritariamente sob a forma de aglomerados concentrados de média a pequena dimensão, situados normalmente numa elevação ou encaixados num vale, com um edificado tipicamente caraterístico da região do Alentejo.
A paisagem que envolve todo o percurso apresenta uma grande diversidade onde, tanto marca presença uma paisagem de serra, como uma paisagem com um relevo pouco pronunciado, chegando a ser praticamente plano nalguns pontos.
Grande parte do percurso é acompanhado pela presença pontual de montados, olival, pinhal, souto, vinha, eucaliptal, pastagem e espaços associados a superfícies de água.
Assim, é de destacar a Serra de São Miguel que surge como exceção ao relevo pouco marcado no concelho de Nisa e é também um dos elementos que mais altera o perfil da paisagem neste ponto do percurso.Junto a Castelo de Vide a Serra de Castelo de Vide impõe a sua presença alterando o perfil da paisagem envolvente.
No concelho de Marvão a Serra do Saporo, a Serra da Selada, a Serra de São Mamede e a Serra Fria surgem como as áreas que impõem maiores alterações ao relevo desta área.
A paisagem envolvente a este percurso está assim, muito marcada, pela presença destas serras levando à existência de várias áreas distribuídas sob a forma de socalcos onde a terra é contida por muros de pedra, muito caraterísticos da zona.
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Tanto no concelho de Castelo de Vide como no concelho Marvão existem áreas completamente envolvidas por formações graníticas onde a vegetação cresce pelo meio destas mesmas formações, conferindo ao local um aspeto muito distinto do habitual, na grande parte das regiões do Alentejo.
Os pontos mais visíveis e com maior impacto na paisagem devido ao relevo são essencialmente a Serras Fria, da Penha e de São Mamede no concelho de Portalegre.
Existem também áreas que se caraterizam por um relevo pouco pronunciado como é o caso dos concelhos de Arronches, de Elvas, de Monforte, de Campo Maior e do Crato. Já o concelho de Sousel, excetuando-se a região da Serra de São Bartolomeu, carateriza-se por um relevo pouco acentuado.

Este percurso inicia-se a Norte de Nisa passando pelas povoações de São Simão, Salavessa, Feja, Montalvão, desde onde se pode seguir até à Barragem do Cedillo, e Póvoa e Meadas, esta última já pertencente ao concelho de Castelo de Vide. A ponte sobre a Ribeira de Fivenro e a Barragem de Nisa são também elementos de interesse.
Em seguida seguimos por Alpalhão, depois pelo concelho do Crato passando por Vale do Peso, pela Ponte Velha da Ribeira dos Canais (Flor da Rosa) e por Alagoa (concelho de Portalegre). Dirigirmo-nos então para o concelho de Castelo de Vide passando próximo da sua sede. Seguimos para a Ermida de Santo Amador e visitamos o Menir da Meada.
Já no concelho de Marvão, passamos pela estação de comboios da Beirã, por Santo António das Areias, pelo rio Sever e muito próximo da fronteira com Espanha. Impoem-se na paisagem a Serra de São Mamede que nos acompanha à medida que passamos pelo Porto da Espada e que entramos de novo no concelho de Portalegre.
Seguidamente destaca-se a Barragem da Apartadura (Marvão), a Igreja de Nossa Senhora da Lapa e a povoação de Alegrete (este dois últimos já no concelho de Portalegre).
Em seguida chegamos ao concelho de Arronches. Passamos por Barulho e a Serra de São Mamede surge na paisagem moldando-a, sendo muito notória a sua presença numa área em que passamos muito próximo da fronteira com Espanha. Mais tarde passamos por Esperança e por Arronches, entrando então no concelho de Campo Maior. Degolados recebe-nos após a Barragem do Abrilongo. Cruzarmo-nos com o ribº do Abrilongo e chegamos a Ouguela.
Ainda no concelho de Campo Maior o rio Xévora impõe a sua presença na paisagem assim como a sua várzea que nos acompanha nesta parte do percurso. Depois passamos a Este de Campo Maior, podendo seguir até à Barragem do Caia. Segue-se a Barragem do Muro.
Já no concelho de Elvas surge o Caia. Estamos de novo perto da fronteira com Espanha. Seguimos até Ajuda com as suas pontes e capela. Depois passamos pelo Monte dos Falcatos, São Lourenço, Vila Boim, Terrugem, Vila Fernando, Barbacena e Santa Eulália.
Em seguida, nos Prazeres, visitamos a sua igreja e depois Santo Aleixo (ambos em Monforte).

Passamos por Veiros para chegar ao concelho de Sousel e percorrer todo o percurso proposto para este concelho. Passamos pelas suas principais povoações: Santo Amaro, Sousel, Cano e Casa Branca e fechamos este “mini percurso” voltando a passar por Veiros no regresso ao concelho de Monforte. Passamos perto desta sede de concelho e depois por Vaiamonte. Seguimos igualmente perto do Assumar e depois numa área onde o montado predomina (concelho de Portalegre).
Junto à estrada de Portalegre passamos pela Praça de Touros José Elias Martins indo depois passar pela Igreja da Senhora da Penha. Voltamos ao concelho do Crato onde se tem a oportunidade de ver o Monte da Velha, a Estação de Caminho de Ferro próximo do Crato e a Ribeira de Seda. Mais tarde passamos pelo Crato, junto à linha de caminho de Ferro e pelo Monte da Pedra. Aqui voltamos ao concelho de Nisa ao passar por Tolosa.
Segue Amieira e percorremos uma área muito próxima ao Rio Tejo, elemento predominante na paisagem envolvente. Posteriormente passamos pela ponte de Vila Flor, por Albarrol, pelo Monte Claro e pela Igreja de Monte Claro.
Por fim surge Velada (a Norte de Nisa) e chegamos ao ponto onde iniciámos o percurso.