CAIA, SÃO PEDRO E ALCÁÇOVA

legenda1
legenda2
Caia São Pedro e Alcáçova é...
…uma freguesia situada no distrito de Portalegre, no concelho de Elvas, a freguesia de Caia e S.Pedro pertence ao centro urbano de Elvas, é limitada pelo rio Caia e faz fronteira com Espanha. O seu orago é S.Pedro e na freguesia realizam-se as Festas dos Hortelãos em honra do Sr. Jesus da Boa Fé.
A actual Freguesia resultou da anexação da Caia, que tinha por orago Nossa Senhora da Encarnação e de S.Pedro da cidade de Elvas. Difícil será explanar a História desta freguesia sem recorrer à História de Elvas propriamente dita.
A atravessar todo o território de S.Pedro...
…está a muralha fernandina cuja construção foi iniciada no tempo de D.Afonso IV, que mandou construir a cintura defensiva com 22 torres e 11 portas, localizando-se a Porta de S.Vicente nesta freguesia. O burgo medieval que se desenvolveu nesta zona da Porta de S.Vicente expandiu-se para Sul, encontrando-se a judiaria mais a Norte e a mouraria numa zona mais periférica. A Igreja de S. Pedro, monumento nacional do século XIII e restaurada em 1755, após o terramoto, assinala a entrada dos portugueses onde os mouros tinham a porta de ferro, quando a cidade foi tomada; esta igreja tinha reitor, seis beneficiados e um cura, e foi Comenda da Ordem de Cristo. Na freguesia existe também a igreja e convento de Nossa Senhora da Conceição, ou das Clarissas, fundado em 1526, a igreja de S. Francisco do século XVIII; já fora das muralhas existe a Igreja do Senhor Jesus, situada no Bairro da Boa Fé.
Em 1507...
… D.Manuel, por carta de 3 de Março confirma o foral antigo de Elvas (dado por D. Sancho II) e a 1 de Junho de 1512, concede-lhe foral novo. O mesmo monarca, a 21 de abril de 1513 concede-lhe foral novo. O mesmo monarca, a 21 de abril de 1513 confere-lhe o título de cidade.
A nível económico, sendo Caia e S. Pedro uma freguesia citadina, a indústria, o comércio e os serviços ocupam grande parte da população local, no entanto, persiste ainda a agricultura, essencialmente como atividade de subsistência. O artesanado é representado pela manufactura de olaria, carpintaria e bordados. O Jardim dos Combatentes da Grande Guerra é um dos locais de grande atração turística, para além do património já mencionado.
Os Símbolos Heráldicos presentes no brasão...
… apresentam diferentes significados; as chaves representam S. Pedro, a torre representa o património edificado da freguesia, nomeadamente as muralhas fernandinas e as portas de S.Vicente, as burelas onduladas representam o rio, a barragem do Caia, bem como a sua grande beleza.
caia_spedro_alcacova