NOSSA SENHORA DA GRAÇA DE PÓVOA E MEADAS

legenda1
legenda2
Nossa Senhora da Graça de Póvoa e Meadas é...
…uma freguesia portuguesa do concelho de Castelo de Vide, com 73,55 km² de área, 606 habitantes e uma densidade populacional de 8,2 hab/km².
Foi vila e sede de concelho entre 1248 e 1836 . Este concelho era constituído por uma freguesia e tinha, em 1801, 742 habitantes.
Póvoa e Meadas é...
… atualmente uma pequena freguesia, a 12 quilómetros a norte da sede de concelho, Castelo de Vide, e a 15 quilómetros a Este da vila de Nisa.
A povoação tem como padroeira Nossa Senhora da Graça. As festas religiosas são a 15 de Agosto e as pagãs realizam-se, normalmente, na terceira semana daquele mês. Também é observada a festa de Santa Margarida, em Setembro.
A vila tem...
…o seu centro no Rossio, pequeno jardim com coreto, no meio da localidade. Existe uma igreja matriz, datada do século XX, com arquitetura contemporânea, e quatro capelas. Ainda no plano religioso, Póvoa e Meadas tem um pároco residente.
Póvoa e Meadas tem um campo de futebol pelado, onde joga o clube local, uma praça de touros e vários equipamentos sociais; a Casa do Povo, explorada agora pelo rancho folclórico; um lar de terceira idade; um posto médico; um mercado de frescos.
aldeia_mata