SANTO ALEIXO

legenda1
Santo Aleixo é ...
…uma freguesia do concelho de Monforte, com 58,48 km² de área e 638 habitantes, cuja sede dista cerca de 18 quilómetros, no distrito de Portalegre.
A primeira referência documental conhecida actualmente da freguesia ...
…começa a ser citado num livro paroquial de 1524. O livro relata vários acontecimentos ocorridos na região desde 1534 aquando a visita do Arcebispo de Évora, que prova a existencia da Igreja desde remota data. Administrativamente esteve durante vários séculos tutelada pela Casa de Bragança. Em 1747 o lugar de Stº Aleixo tinha apenas 8 vizinhos e no interrogatório de 1758 refere-se que a freguesia de Santo Aleixo, pertencia ao Bispado de Elvas, estava incluindo na Comarca de Vila Viçosa, fazia parte do Termo da Vila de Monforte e era “Filial” da Igreja Paroquial de Santa Maria Madalena da Vila de Monforte. Este documento indica que a morfologia urbana da aldeia de Santo Aleixo foi delineada a partir desta igreja. O seu traçado arquitetónico actual, resultou das várias intervenções que, ocorreram nesta igreja ao longo da sua existência, com especial destaque para os anos 50-60 do século XX.
A Evolução político-administrativa desta freguesia ao longo do século XIX ...
…repartindo-se por vários concelhos. No ano de 1836 a freguesia de Santo Aleixo passou para a posse político-administrativa do Concelho de Veiros. Em 1855, transitou a freguesia de Santo Aleixo para o concelho de Fronteira onde permaneceu até 1871,Com efeito no ano de 1871, a pedido dos seus moradores foi desanexada do concelho de Fronteira, transitando para o concelho de Monforte no qual se manteve até à sua extinção temporária em 1895, transitando para a posse político-administrativa do Concelho de Estremoz. Em 1898 com o restabelecimento do Concelho de Monforte, a freguesia de Santo Aleixo foi reincorporada neste Concelho do qual nunca mais foi transferida.
saleixo