SANTA EULÁLIA

legenda1
legenda2
Santa Eulália é...
…uma aldeia, sede de uma freguesia do Concelho de Elvas com cerca de 1300 habitantes. As suas principais actividades económicas são a agricultura, a extracção do granito e a confecção de vestuário tipicamente alentejano. Riquíssima em monumentos megalíticos, a freguesia de Santa Eulália foi também habitada pelos povos romanos e visigóticos que nela deixaram vestígios.
Foi certamente povoação islâmica...
…conquistada em meados do séc. XIII. Na Idade Média seria uma pequena aldeia fortificada que vivia da produção agrícola. Sabemos que, embora seja anterior, a Igreja Matriz sofreu obras tanto em 1423, como nos séculos XVIII e XIX.
A partir de 1643 são construídas...
…as novas fortificações de Santa Eulália, possivelmente demolindo-se ou aproveitando-se a antiga muralha medieval. Posteriormente, seria construída por Nicolau de Langres, uma atalaia na Herdade de Almeida. Ainda assim, durante o período da Restauração, o inimigo espanhol saqueou os campos da aldeia e em 1658 D. Luís de Haro entraria mesmo na povoação antes de colocar cerco a Elvas.
A muralha seiscentista de...
…Santa Eulália não resistiu até nós. O séc. XVIII foi um século de recuperação populacional e em 1758 a aldeia já contava com 1215 habitantes. O séc. XX na aldeia é marcado pelo desenvolvimento através da lavoura e da indústria extractiva que fazia com que em 1940 a população aumentasse para os 2890 habitantes, tendo mais tarde chegado quase aos 4000.
A passagem do caminho-de-ferro...
…o aumento dos serviços, a edificação da praça de touros em 1895 e a construção da escola primária em 1900 pelo benemérito Alfredo Augusto de Andrade e pela sua esposa Josefina Bobone Van Zeller de Andrade fizeram a aldeia desenvolver-se e extravasar as fronteiras do pequeno aglomerado que era até então.
santa_eulalia