BARBACENA E VILA FERNANDO

legenda1
legenda2
Vila Fernando, com...
…aproximadamente 350 habitantes, foi a freguesia menos povoada do Concelho de Elvas, no entanto já foi sede de concelho até 1836. Até ao séc. XIX foi também denominada Aldeia da Conceição, pelo orago da Igreja Matriz. A área da freguesia de Vila Fernando foi ocupada desde cedo, no Paleolítico e no Neo-Calcolítico, época na qual se construíram a maioria dos vestígios megalíticos neste espaço. Também a civilização romana acorreu a este território e aqui construíram diversas villae, das quais o Carrão ou a Atalaia dos Sapateiros são grandes exemplos.
Diversas epígrafes, cerâmica e...
…outros vestígios encontrados na freguesia de Vila Fernando fazem parte do espólio do Museu do Palácio Ducal de Vila Viçosa e outros farão parte do espólio do Museu de Arqueologia de Elvas. Desde o período romano até ao final do período islâmico pouco sabemos desta área. No séc. XIII era denominada de Alcarapinha ou Alcarapina e o repovoamento cristão aconteceu a partir de 1260, data da concessão de terras do Monarca ao Mosteiro de São Vicente de Lisboa, e de 1264 com a doação das mesmas terras a D. João Peres de Aboim.
Certamente as terras foram...
…posteriormente povoadas pelos servos deste senhor juntamente com os descendentes de alguns muçulmanos que ficaram. Em 1320 já o grupo disperso de casas tem o nome de Vila Fernando, facto que se deve a D. João Fernandes de Lima, casado com D. Maria Anes, filha de D. João Peres de Aboim e herdeiro das suas terras na zona de Elvas.
A fraca densidade populacional...
…ainda em 1320 é atestada pelo arrolamento paroquial onde a igreja de Santa Maria, Matriz e antiga mesquita, é só taxada com 15 libras. Já em 1527, Vila Fernando apenas tinha 10 fogos e mesmo o pároco da igreja vivia em Estremoz, pelo que a população se queixava de uma igreja ao abandono. No séc. XVI, as terras de Vila Fernando, entretanto tornada sede de concelho, foram compradas por D. Catarina, duquesa de Bragança. A sede do município situava-se no Monte de Vila Fernando, da Audiência ou do Paço.
É com a reedificação da igreja...
…após o terramoto de 1755 que a vila começa a nascer, construindo-se alguns anexos e casas em volta do templo. Em 1758, Vila Fernando conta com 30 fogos e 213 habitantes. O Concelho de Vila Fernando, com cerca de 300 habitantes, foi extinto em 1836 e a vila passou a pertencer à Freguesia de Barbacena. A criação da Colónia Correccional em 1895, um magnífico projecto com edifícios de carácter neo-gótico, desenho do Eng. Mendes Guerreiro, foi um grande passo para o desenvolvimento da vila que viria finalmente a ser sede de freguesia em 1920. Hoje, para além do extraordinário complexo da antiga Colónia Correccional, resta algum casario do séc. XIX e a Igreja Matriz, bastante alterada durante os séculos XIX e XX.
Barbacena é uma vila que...
…foi sede de concelho até 1837 e que hoje faz parte do Concelho de Elvas. A sua antiga freguesia tem actualmente cerca de 750 habitantes e as suas actividades estão ligadas maioritariamente à agricultura. Povoação islâmica, passou a pertencer à coroa portuguesa em meados do séc. XIII. Em 1251 o lugar de Barvacena foi doado a D. Estêvão Annes, chanceler de D. Afonso III e recebeu Carta de Foral dada por este donatário a 17 de Abril de 1273. A Igreja Matriz, que tem por orago Nossa Senhora da Graça, é desta época embora muito modificada nos séculos XVI e XVII. O senhorio da vila passou a 1 de Outubro de 1388 para Martim Afonso de Mello que por sua vez o passou aos seus herdeiros: D. Branca de Sousa (esposa de D. Fernando Henriques, senhor de Alcáçovas), D. Afonso Henriques e D. Jorge Henriques (reposteiro-mor e caçador-mor de D. João III).
Foi este último que mandou...
…reconstruir o Castelo de Barbacena. Em 1575, Diogo de Castro do Rio adquiriu o senhorio de Barbacena por 28.500 cruzados em hasta pública. Um dos seus herdeiros, D. Afonso Furtado de Castro do Rio de Mendonça, foi o 1º Visconde de Barbacena, título atribuído por D. João IV a 26 de Abril de 1655. D. Luís António Furtado de Mendonça foi o 1º Conde de Barbacena: eminente personagem da vida cultural portuguesa do séc. XVIII, um dos fundadores da Academia Real das Ciências, formado em Direito e Filosofia, veador da Princesa D. Carlota Joaquina e Governador e Capitão-General de Minas Gerais no Brasil, onde fundou a cidade de Barbacena em 1791.
Durante a Guerra da Restauração...
…a vila de Barbacena sofreu várias investidas por parte das tropas espanholas e ficou parcialmente destruída após a capitulação de 1658. Para além da Igreja Matriz, são de relevância o Pelourinho da vila (séc. XVI), bem como a Igreja de São Sebastião (séc. XVI-XVII), a Igreja de Nossa Senhora do Paço (séc. XVI-XVII) e o Santo Calvário ou Capela da Nazaré (séc. XVIII). A antiga Igreja de Nossa Senhora da Luz, edificada no séc. XVII, encontra-se profanada. Foi nela, em plena Praça da vila que funcionou o Hospital da Misericórdia. É na freguesia de Barbacena que se situa também o Castelo de Fontalva, um castelo medieval mandado construir por Pêro da Silva no séc. XV onde já existiria uma fortaleza mais antiga.
barbacena_vfernando