REGUENGO E SÃO JULIÃO

legenda1
legenda2
Reguengo e São Julião resultou...
…da agregação da antiga freguesia de Reguengos e São Julião.
Reguengo ou realengo (do latim tardio regalengu) era...
…era a qualificação jurisdicional que possuíam os lugares dependentes diretamente da autoridade do rei, ou seja, terras cujo senhor era o próprio rei. É uma figura típica do Antigo Regime em Portugal e Espanha. Situações semelhantes ocorrem em toda Europa Ocidental. As terras sob o regime do reguengo era chamadas terras reguengueiras.
A extinção dos reguengos deve-se sobretudo às leis de Mouzinho da Silveira em 1834. Os reguengos pertenciam ao rei e para seu usufruto era necessário pagar-lhe direitos e foros. Eram obtidos por presúria, leia-se a ocupação de um território deixado vago pela expulsão dos muçulmanos, e com o tempo viram-se reduzidos devidos a grandes doações ao clero e à nobreza.
«Reguengo» era a designação que tinham as terras que eram património do rei. É uma freguesia com abundante vegetação e água. Situada no caminho de Portalegre para Alegrete.
São Julião é uma ...
freguesia muito característica pela sua localização, na Serra, e pela sua dispersão, sendo constituída por vários lugares: Rabaça, Barrocão, Carvalhal, Casa Nova, Igreja, Alagoinha, Montinho, Monte do Meio, Monte de cima, Monte da Ribeira, Monte Sete, Moutinho e Teixinha.
reguengo_sjuliao