descrição do percurso do Concelho de Marvão          (VOLTAR)

Fazendo-se uma descrição pormenorizada de todo o percurso é de realçar a forte presença de um relevo um tanto ou quanto acentuado em parte deste percurso. A Serra do Saporo, a Serra da Selada, a Serra de São Mamede e a Serra Fria surgem assim como as áreas que impõem maiores alterações ao relevo desta área.
A paisagem envolvente a este percurso está assim, muito marcada, pela presença destas serras levando à existência de várias áreas distribuídas sob a forma de socalcos onde a terra é contida por muros de pedra, muito caraterísticos da zona.
Grande parte do percurso é acompanhado pela presença pontual de montados, olival, pinhal, souto e pastagens. É de notar que existem áreas completamente envolvidas por formações graníticas onde a vegetação cresce pelo meio destas mesmas formações, conferindo ao local um aspeto muito distinto do habitual, na grande parte das regiões do Alentejo.
Os povoamentos descritos em seguida surgem, maioritariamente sob a forma de aglomerados concentrados de média a pequena dimensão, situados normalmente numa elevação ou encaixados num vale, com um edificado tipicamente caraterístico da região do Alentejo.
Pode dizer-se que este percurso se inicia na freguesia de São Salvador de Aramenha, marcada com o número 4 no mapa. É de notar que o percurso se inicia nos arredores de Marvão de onde é possível ter a perceção da presença da Serra do Saporo e do Monte de São Sebastião, onde está situado o Castelo Medieval de Marvão.
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Seguindo para Sul e tomando o curso da estrada N359 somos levados até Portagem, passando antes pelas Ferrarias, pela Senhora da Rocha e cruzando com a estrada M1142.
É de realçar a forma como Portagem se dispõe na paisagem e se desenvolve ao longo de um vale sendo de destacar o seu Fontanário, a Ponte Romana aí presente e a sua Igreja. Para além disso podem ainda ser obtidas várias vistas para a cidade de Marvão.
Em seguida o percurso muda para a estrada M246-1 passando pelo Rio Sever, pelo Cabeço do Leão, por São Salvador, por Olhos de Água e cruza-se com a estrada M521 passando em seguida, por Queijeira, pelo Povo, pelo Porto da Espada e voltando a cruzar-se mais uma vez com a estrada M521. É de destacar que todo este percurso está envolvido numa paisagem de montanha devido à proximidade para com a Serra de Selada e com a Serra de São Mamede.
Posteriormente o percurso passa pelas proximidades da Serra Fria e cruza-se com a estrada M1037 chegando depois a Braçais onde se podem novamente, obter várias e belas vistas para a cidade de Marvão. Aqui grande parte dos campos encontram-se ocupados por olivais misturados com alguns afloramentos rochosos à superfície do solo.
Continuando o percurso passamos pela Fonte dos Currais Pequenos e depois avistamos a montanha do Porto de Roque indo depois, cruzar-nos com a estrada M1036-2 onde a paisagem montanhosa marca uma menor presença, tornando-se a área envolvente menos acidentada.
Passamos pela Penha da Esparoeira, pelos Galegos, pelo Monte de Baixo e depois por uma área muito próxima com a fronteira de Portugal com Espanha indo depois ver Castelo, Crença, passar pelo Rio Sever, pelo Vale de Carvão, pela Aseiceira, cruzar com a estrada M1029 e chegar a Santo António das Areias.
Mais tarde o percurso muda para a estrada M1024 indo evidenciar a presença da Fonte do Candeço, da Fonte das Hortas, do Cancho da Alagoa e mudar depois para a estrada M1024.
Seguindo o curso desta estrada passamos pela Tapada do Mato, pelo Salto do Cavalo e próximo de Castelo do Vidago.
Antes de chegar a Pombal são de destacar dois elementos pelas suas caraterísticas e importância, a Anta da Granja e um dólmen situado nas suas proximidades.
Na área junto a Pombal é de evidenciar a presença do Menir de Pombais e de uma paisagem repleta por formações graníticas e de sobreiros.
Em seguida o percurso faz-nos passar por Sapateiro, por Beirã, onde se destaca a sua Igreja Matriz, pela Ribeira de Cabril indo depois o seu curso mudar para a estrada M359 que nos leva até Barretos de onde, se podem voltar a obter vistas da cidade de Marvão.
Mudando novamente o curso do percurso, desta vez, para a estrada M524, passamos pela Fonte Sagueiro de Cima, pela Ribeira de Cabril, pela Fonte de Pico, pela Ribeira das Águas mudando depois, para a estrada M1033 onde voltamos a ter uma presença mais marcada da paisagem da montanha.
Por fim, e com o objetivo de chegar ao nosso ponto de partida, vemos o Vale Rodam, passamos por Minhota e o curso do percurso muda para a estrada N359, surgindo depois um percurso alternativo que segue até Marvão, enquanto que no percurso principal volta a aparecer no horizonte a Serra do Saporo e a povoação de Jardim antes de chegarmos ao ponto de partida do percurso.