descrição do percurso do Concelho de Campo Maior          (VOLTAR)

Considerando as principais caraterísticas deste percurso pode dizer-se de uma forma geral, que toda a sua área se carateriza por um relevo pouco ondulado, presenças pontuais de vegetação associada a montado, olivais e alguns campos cultivados. O edificado apresenta caraterísticas tipicamente associadas à região do Alentejo.
Fazendo-se uma descrição pormenorizada deste percurso pode dizer-se que este se inicia na freguesia de São João Baptista, marcada com o número 2 no mapa do percurso. Tomando como ponto de partida o limite Norte de Campo Maior deverá ser tomada a estrada N371 que nos conduzirá até Ouguela. No entanto enquanto percorremos este percurso existem diversos pontos de interesse que importa mencionar, logo no início, mesmo junto a Campo Maior estão as Hortas de São Pedro. Posteriormente passamos pela Ribeira de São Pedro, por Cabeça Gorda, pelo Monte da Defesada, pela Meia Légua, pelo Monte dos Sangunos, pelo Ribeiro de Xévora e pela Ribeira da Conceição.
Nas proximidades de Ouguela existe um antigo Posto Fiscal, tal facto evidencia a proximidade com Espanha. Numa área muito próxima temos a oportunidade de nos cruzar com o Rio Xévora e se nos dirigirmos ao interior desta povoação não deve ser esquecido o seu castelo. Em seguida regressamos de novo a uma área próximo de Cabeça Gorda e podemos encontrar a Horta do Monte da Quinta e a Ribeira da Defesa.
Slide background
Slide background
Posteriormente voltamos a aproximar-nos dos limites de Campo Maior, desta vez de uma área situada sensivelmente a Este do centro da povoação encontrando, entretanto, a Defesa de São Pedro o Ribeiro do Vale dos Meiras, a Ribeira da Laje, a Ribeira de São Pedro e o Hospital e o Asilo Santa Beatriz, este último já em Campo Maior.
A Ribeira de São Pedro, a Ribeira da Laje, o Ribeiro do Vale dos Meiras, a Ribeira de Olivã, a Barragem do Muro, uma construção tipicamente romana de especial interesse, a Ribeira dos Cães, o Monte dos Peguinhos e a Ribeira das Roças marcam presença enquanto nos aproximamos do Retiro.
Em seguida tomamos a estrada N373 passando pela Horta do Vale Morto, pelo Porto da Amoreirinha, situado junto ao Rio Caia, chegando mais tarde à povoação da Amoreirinha e posteriormente a Caia e a Segóvia.
Continuando o nosso percurso vamo-nos aproximando do Rio Caia e novamente de Campo Maior. Após atravessarmos o rio deparamo-nos com a Ribeira dos Saberes, com a Quinta do Cínico, com a Ribeira de São Joãozinho e com a Horta do Açude de Cima.
Depois passamos por São Joãozinho, pela Horta do Maracotão, pela Horta da Quentinha. É de notar que neste ponto estamos muito próximos de Campo Maior mas voltamos a afastar-nos ao nos dirigirmos para São Martinho e passando também pela Casa do Pico e pela Ribeira do Monte Alinho.
Neste ponto temos a oportunidade de seguir duas direções distintas uma que nos faz passar pelo Monte da Eira e aproximar do Rio Caia e de uma enorme superfície de água, a Barragem do Caia. Seguindo a outra direção ou retrocedendo neste percurso para o ponto onde estávamos antes podemos passar pelo Castelejo, pela Ribeira do Pico, pela Abegoaria, pela Abegoariazinha e pela Ribeira das Argamassas até nos aproximarmos da Contenda. Aqui surge a possibilidade de tomar um percurso alternativo que segue até ao limite Norte de Campo Maior onde se liga ao percurso principal.
Caso se continue apenas no percurso principal, Nossa Senhora da Graça dos Degolados, surge em seguida mas há a necessidade de tomar a estrada N371 para lá chegar. Esta é uma área envolvida por extensas regiões de olival.
Por fim e seguindo sempre a estrada referida anteriormente voltamos ao nosso ponto de partida, Campo Maior, onde podemos cruzar-nos com a Ribeira do Abrilongo, com o Monte Firmino, como o Monte do Barro Bueno, com a Ribeira dos Marmeleiros, com a Quinta da Lapagueira, com a Ribeira do Abrilongo, com a Fonte do Monte Branco, com a Horta do Gago e com o Monte dos Surdos.