descrição do percurso do Concelho de Arronches          (VOLTAR)

Este é um percurso onde são apresentadas diversas caraterísticas de interesse. O edificado apresenta caraterísticas tipicamente associadas à região do Alentejo e toda a área carateriza-se por um relevo pouco ondulado com presenças pontuais de vegetação associada a montado, olivais, alguns campos cultivados e presenças pontuais de espaços associados a superfícies de água.
Fazendo-se uma descrição pormenorizada deste percurso pode dizer-se que este se inicia na freguesia da Assunção, marcada com o número 3 no mapa. É de notar que o percurso se inicia em Arronches sendo que, nesta mesma povoação não se deve deixar de visitar a Igreja de Santo António. Posteriormente devemos seguir pela estrada N371 que nos faz passar por um antigo reservatório de água pela Ribeira da Tinoca e por Tinoca onde podem ser visitadas as Minas de Tinoca caso se siga pelo percurso alternativo proposto.
Todo este caminho é rodeado por uma paisagem tipicamente Alentejana com algumas pontuações de montado e olival na envolvente.
Seguindo o caminho passamos pelo Barranco da Sobreira, pelo Ribeiro da Sancha, pelo Monte da Calaça, pelo Monte das Furadas, pelo Ribeiro da Chamorra e pelo Monte da Chamorra até que nos cruzamos com o Rio Caia. É de realçar que toda a área nas proximidades do Rio Caia apresenta caraterísticas muito distintas das da paisagem que a rodeia surgindo um local com aspeto pantanoso, conhecido por Pântano do Caia e um outro também de caráter distinto, o Baldio do Caia.
Passado o Rio Caia o percurso aproxima-se muito da Barragem do Caia onde existe uma grande superfície de água e chegamos posteriormente, ao Monte do Baldio.
Em seguida o percurso toma a estrada N246 que, para além da paisagem tipicamente alentejana, é acompanhado também de campos de gado, essencialmente touros.
Continuando nesta mesma estrada passamos por Paiva, pela Quinta de São João III, pelo Monte da Tapada do Diogo, pela Quinta do Marouço e pela Horta do Vassalo até nos voltarmos a aproximar bastante da vila de Arronches sendo que, podem ser encontrados vários pontos onde se podem obter belas vistas sobre ela.
Neste ponto surge a possibilidade de se tomar um percurso alternativo que segue mais afastado de Arronches indo mais tarde intercetar-se com o percurso principal através da estrada N371.
Caso se siga sempre pelo percurso principal toma-se a estrada N371 e voltamos a cruzarmo-nos com o Rio Caia. Continuando na mesma estrada surge o Monte da Faia, o Monte da Freirinha e a Ribeira da Venda.
Posteriormente surge novamente a possibilidade de seguir por um percurso alternativo, percurso este que segue pela estrada N246 e vai até Arronches ligando-se com o percurso principal através da estrada N371.
Se apenas se seguir pelo percurso principal cruzamo-nos com a estrada N246 e temos a oportunidade de ver o Monte dos Cortiços, a Ribeira de Arronches e o Pomarinho até chegarmos a Mosteiros onde não deve deixar de ser vista a sua Igreja.
Surge novamente a possibilidade de tomarmos um percurso alternativo que se dirige também para Arronches.
Seguindo pelo percurso principal e até chegarmos a Esperança outros elementos devem ser destacados como o Monte da Nave Fria e o Açude dos Mosteiros, situados muito próximo de Mosteiros, Pombal e a Aldeia Velha. Todo este caminho é envolvido por campos que se encontram com uma especial beleza na época da Primavera.
Seguidamente pode tomar-se um caminho alternativo que nos leva a uma Capela de recanto e voltar-se posteriormente ao caminho principal.
Chegando ao caminho principal passamos pelo Monte José Gravado, pelo Monte Menguens, pelas Hortas de Cima e chegamos a Esperança.
Os elementos a destacar nesta mesma povoação são o Largo da Igreja e a sua Igreja que devem, sem dúvida, ser visitados.
Mais uma vez pode ser tomado um caminho alternativo que se dirige até às pinturas rupestres da Lapa dos Gaivões e depois retornar até ao caminho principal que nos faz passar pelo Vale Pereiro e pelo Telheiro da Figueira.
Por fim, voltamos ao nosso ponto de partida, a vila de Arronches.