descrição do percurso do Concelho de Sousel

Este é um percurso onde são apresentadas diversas caraterísticas de interesse. O edificado apresenta caraterísticas tipicamente associadas à região do Alentejo e toda a área, excetuando-se a região da Serra de São Bartolomeu, carateriza-se por um relevo pouco acentuado com presenças pontuais de vegetação associada a montado, olivais e alguns campos cultivados.
Fazendo-se uma descrição pormenorizada deste percurso pode dizer-se que este se inicia na freguesia de Sousel, marcada com o número 3 no mapa. É de notar que o percurso se inicia próximo dos limites Norte de Sousel sendo que depois se dirige para Este, passando pelo Bairro Lopes e tomando depois o curso da estrada N372.
Assim, e com o intuito de chegar a Santo Amaro passamos pela Ribeira da Camuja, pela Ribeira dos Olivais, pela Ribeira de Sousel, pelo Monte das Pigorrinhas e pelo Monte das Pigorras.
Em Santo Amaro é de destacar a Capela de Santo Amaro sendo que, posteriormente, surge o Monte Novo dos Forais, este já fora da povoação.
Em seguida o percurso leva-nos até São Bento do Cortiço e depois até à Ponte da Barbosa. Passamos também pela Azenha da Entre Águas, pela Ribeira de Sousel, pelo Monte do Cardeal, pelo Monte Ruivo 2º e começamos de novo a aproximarmo-nos de Sousel.
Ainda antes de entrar novamente em Sousel passamos pela Quinta da Portalheira, pelo Monte do Carreco e pela Quinta da Carreca. Posteriormente entramos em Sousel e passamos muito próximo da Igreja de Nossa Senhora da Graça sendo este, o elemento que mais se destaca nesta área. Surge-nos ainda a hipótese de tomar um percurso alternativo que segue o curso da estrada N 245 e se dirige até Santa Vitória do Ameixial podendo depois regressar para o percurso principal.
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Este mesmo caminho principal guia-nos até ao Cano passando pelo Monte do Grilo, pelo Monte do Grão de Fora e pelo Monte do Poço da Dona. É ainda de destacar a presença de um relevo mais acidentado nesta área que provoca algumas alterações na paisagem envolvente devido à passagem pela Serra de São Bartolomeu.
Chegados a este ponto podemos aqui também seguir um percurso alternativo que nos conduz até à Torre do Álamo ou de Camões e regressar depois ao percurso principal para chegar ao Cano.
Os principais elementos que merecem atenção e uma visita no Cano são a Fonte das Bicas, a Igreja Matriz e o Templo do Azeite.
Continuando o percurso chegamos a Casa Branca sendo aqui de destacar a Igreja de Nossa Senhora da Graça.
Tal como nas situações já referidas anteriormente aqui também pode ser seguido um percurso alternativo que, neste caso concreto, nos conduz até à Adega do Mouchão.
Regressando ao percurso principal são de destacar a Horta do Cardoso, o Monte Novo, a Quinta da Saudade, o Monte Ruivo, o Monte da Estrada, o Monte da Guarda, o Monte Novo da Pereira e o Vale do Junco, por nós atravessado.
Posteriormente passamos por Turca, pela Ribeira do Vale do Freixo, por Mendonça, por Almesinha e pela Tapada do Junquilho esta última situada muito próxima à povoação de Cano que volta a surgir no percurso.
Em seguida cruzamo-nos com a Ribeira da Alcôrrego e o percurso vai-nos conduzindo até Carvalheiros passando depois pela Ribeira do Arrepiado, pela Ribeira de Sousel e por Papaleite voltando a cruzar novamente a Ribeira de Sousel sendo que, depois este percurso muda para a estrada N245 e passa pelo Monte das Pedras Brancas e pela Tapada dos Abibes.
Por fim regressamos ao nosso ponto de partida, Sousel, sendo de destacar a antiga passagem de nível que existe na sua entrada.