descrição do percurso do Concelho de Portalegre          (VOLTAR)

Fazendo-se uma descrição pormenorizada de todo o percurso é de realçar a presença muito marcada de um relevo um tanto ou quanto acentuado que o acompanha na quase totalidade da sua extensão. Os pontos mais visíveis e com maior impacto na paisagem devido ao relevo são essencialmente a Serra da Penha, a Serra Fria e a Serra de São Mamede.
Grande parte do percurso é acompanhado pela presença pontual de montados, olival, pinhal, eucaliptal e pastagens. Havendo também campos com vinhas e associados ao cultivo agrícola.
Os povoamentos descritos em seguida surgem, maioritariamente sob a forma de aglomerados concentrados de média a pequena dimensão, situados normalmente numa elevação ou encaixados num vale, com um edificado tipicamente caraterístico da região do Alentejo.
Este percurso inicia-se na freguesia de São Lourenço e Sé, assinalada com o número 4 no mapa. É de notar que o percurso se inicia próximo dos limites Sul de Portalegre sendo que depois se dirige para Sudeste tomando o curso da estrada N346.
Seguindo o curso desta estrada passamos pela Ribeira da Cabaça, pela Ribeira Pena de Água, pelo Ribeiro da Tapada da Escrita, pelo Monte do Forte, por Santiago e pelo Alto das Freiras até que nos cruzamos com a estrada M517-3 e o curso do percurso muda para a estrada M520 fazendo-nos passar pelo Outeiro do Alho.
Posteriormente cruzamo-nos com a estrada M1150 podendo depois observar o Monte da Estrada até chegar a Cancelona e mais tarde, até Urra.
Depois de Urra podemos seguir por um percurso alternativo que segue pela estrada M1150 ou continuar no percurso principal.
Continuando ainda no curso da estrada M520 passamos pelo Monte dos Bons e pelo Seixo sendo que o IP2 surge como o percurso a tomar em seguida. Este mesmo IP2 tem vários pontos que nos revelam diversas, bonitas e interessantes vistas sobre a cidade de Portalegre.
É de notar que seguindo o percurso iremos chegar novamente a Portalegre sendo entretanto de destacar, a Ribeira de Seda, o Ribeiro da Teixinha, Tapadas, a Ribeira da Fedorenta, as Courelas de São Tiago, o Ribeiro Pena de Água, os Telheiros e o Ribeiro da Cabaça.
Junto à entrada de Portalegre está a Praça de Touros José Elias Martins, um ponto que poderá ter algum interesse e merecer uma visita.
Seguindo no IP2 cruzamo-nos com a estrada N346 e entramos na estrada N18 que nos vai afastando de Portalegre e nos conduz até Fortios.
Até chegarmos a Fortios passamos pela Senhora de Santana, pelas Quatro Águas, pela Cova de Santana, pela Azinhaga das Caronas e pelo Monte da Penha.
Em seguida cruzamo-nos com o IC13 e surge-nos a Serra da Penha no horizonte sendo que, nesta mesma serra está situada a Igreja de Nossa Senhora da Penha que merece, sem dúvida, ser visitada e que nos oferece belas vistas sobre a cidade de Portalegre.
Passamos ainda pelo Monte Velho, pelo Baloio, pelo Monte Ordem, pela Boa Vista, pelas Fontainhas e pela Cova da Onça.
É ainda de realçar que todo o percurso até Fortios é acompanhado de campos com vinhas, olival e existe nele também uma antiga contramina. As ruínas da igreja de São Domingos, a Capela de São Sebastião e a Fonte Seca são os elementos que merecem destaque dentro da povoação de Fortios.
Seguindo o percurso cruzamos com a estrada M1077 e passamos pelo Monte do Mota, pelas Bicas, pelas Tapadas do Álvaro, pela Fonte da Murteira, pelas Arribanas da Madalena e pelo Ribeiro do Cortiço sendo que depois o curso do percurso muda de novo para o IP2.
Já no IP2 e com o intuito de chegar a Alagoa passamos pela Casa Nova, pelo Ribeiro do Velho e pelo Viveiro de árvores e plantas situado próximo de Alagoa mudando depois o percurso para a estrada M1027.
Depois de sairmos de Alagoa cruzamo-nos com a estrada M1023 e temos a oportunidade de passar pelo Monte do Bilhar da Santa, pelo Sítio da Cruz do Pantorra e pela Mata Abreu indo depois, cruzar-nos com a estrada M1077, passar pelo Alto dos Cantos e cruzar-nos mais tarde com a estrada N240.
Em seguida o percurso muda para a estrada M523 mostrando-nos a Ribeira de Nisa, Vargem, a Carepa, a Azenha do Caminho, a Tapada das Maçãs, a Fonte Santa e Carreiras, esta última bastante envolvida por uma paisagem de montanha e com alguma pontuações de olival.
Mudamos para a estrada M1031 e passamos pelo Amieiro Ribeirinho e pela Ribeirinha, muito próxima da Quinta das Hortas Velhas, e mudamos de novo para a estrada M1042 que se vai cruzar com a estrada N359 e levar-nos posteriormente, a Alvarrões.
Continuando na mesma estrada cruzamo-nos com a estrada M1040 e vamos vendo novos elementos de interesse como a Quinta Nova, o Monte Pateiros, o Monte Carvalho e a Ribeira de Nisa. Voltamos a cruzar-nos com outra estrada, desta vez a N359 e chegamos à Fonte Fria e depois a Salão Frio.
Mudando mais uma vez o curso do percurso, mais concretamente, para a estrada N246-2 passamos pela Quinta Branca e pela Quinta do Mealheiro. Neste ponto deparamo-nos com uma paisagem repleta de pinheiros e eucaliptos onde a serra de São Mamede se evidencia.
Mais tarde cruzamo-nos com a estrada M 522-2 e depois com a M522 podendo observar em seguida o Ribeiro de São Bento, passar pela Lameirinha e pelos Revelados, não antes sem nos cruzarmos com a estrada M1040.
Muito próximo do percurso irá, em seguida, surgir a Barragem da Apartadura desde a qual se podem obter vistas muito bonitas da Serra de São Mamede.
A Azenha dos Canchos, a Caramenta e a Ribeira do Porto surgem em seguida e o percurso muda para a estrada M521 onde podemos encontrar vários prados junto ao Porto da Espada.
Até chegar a São Julião o percurso cruza-se com a estrada M1037 e passa pela Fonte do Carvalho, volta a cruzar-se com a estrada M522 passando depois pelo Torreão, pela Alombinha, pelo Barrocão e pelo Montinho onde podem ser observadas várias cristas quartzíticas na paisagem envolvente.
Depois de passado São Julião o percurso muda para a estrada M1044 passando pelo Troviscal, pela Fontanheira, pelo Restolhinho e por Rabação. É de realçar que desde Porto de Espada até Rabação que o percurso é envolvido num relevo acentuado, devido à Serra de São Mamede e à Serra Fria, onde as povoações se encontram maioritariamente encaixadas num vale. Os campos estão maioritariamente preenchidos por olival, amendoal e pinhal.
Em Cabroeira de Baixo é possível observar um terreno escarpado sendo que depois surge a Ribeira Cabroeira e nos aproximamos muito da fronteira entre Portugal e Espanha tendo depois a oportunidade de passar pela Telhada e por Soverete.
Posteriormente cruzamo-nos com a estrada M1044-2 e o percurso muda para a estrada M1045 mostrando-nos a Ribeira de Soverete, a Fonte Valença e voltando a cruzar-se com a estrada M517-2. Este irá depois, passar pelo Enxofral, pela Videira de Cima e por Capela. É de referir que neste ponto pode ser seguido um percurso alternativo que nos conduz a Nossa Senhora da Lapa.
Voltando ao percurso principal passamos pelo Casarão indo depois mudar para a estrada M517 que nos faz passar pelo Monte da Vargem, pela Ribeira de Arronches, pela Porta dos Castelhanos e pelo Vale de Cavalos. Cruzamo-nos com a estrada M1044-4 e temos a possibilidade de ver a Tapada do Surdo e o Alto do Touril.
Tal como referido anteriormente também aqui, podemos seguir um percurso alternativo que segue o curso da estrada M517-2 e vai até ao Castelo de Alegrete.
Depois de Alegrete a paisagem envolvente muda ligeiramente pois o terreno torna-se menos acidentado e passamos pelo Medronhal, pelo Sítio das Camélias, mudamos para a estrada M517-3 e passamos pela Nave Longa
Mudando mais uma vez o curso do percurso, desta vez, para estrada M1148 podemos ver o Carqueijal, o Monte da Ribeira, a Tapada da Laje e a Tapadinha, mudando de novo para estrada M517-4 indo depois, passar, pelo Porto de Baixo, pela Rosada, cruzar com a estrada M517 e passar pela Tapada Dourada, pelo Monte de Vento e pelos Barreiros.
Em seguida e antes de mudar para a estrada N346-2 passamos pelo Reguengo. Mais tarde e já na estrada N346-2 cruzamos com o rio Caia e podemos ver também a Quinta das Barradas, o Ribeiro de Seda e os Tanquinhos.
Por fim, o percurso cruza-se com a estrada N359 e faz-nos regressar até ao ponto de partida, a entrada de Portalegre.