descrição do percurso do Concelho de Monforte          (VOLTAR)

Este é um percurso com diferenças pouco pronunciadas a nível altimétrico e que atravessa uma paisagem povoada por campos de cultivo, montado, olival e algumas povoações que merecem destaque pela sua história e tipologia.
Começa na freguesia de Monforte, marcada com o número 3 no mapa. É de notar que o percurso se inicia em Monforte sendo depois necessário seguir pela estrada N343 para o continuar.
A estrada N343 leva-nos desde Monforte até aos Prazeres e atravessa uma vasta área de espaços e elementos distintos sendo de realçar a Horta do Assis, a Ribeira da Leca, a Ribeira das Ferreirinhas, a Herdade das Janelas, o Ribeiro das Alvarianas, a Herdade das Alvarianas, o Monte do Barroso, o Ribeiro do Barroso e o Ribeiro dos Prazeres.
Ainda antes de se chegar aos Prazeres pode tomar-se um caminho alternativo que segue até São Pedro de Algalé e depois voltar para o caminho principal.
Já no caminho principal e continuando na mesma estrada, a N243, passamos pelo Ribeiro da Samarra, pelo Monte da Torre Alfanga, pelo Ribeiro do Outeiro, pela Ribeira da Colónia, pelo Monte do Magesse e pela Ribeira do Almuro.
Em seguida o percurso passa pela povoação de Santo Aleixo e muda para a estrada N372 depois de passar esta povoação. O Monte do Coval, o Ribeiro dos Amarelos e o Ribeiro das Vinhas são elementos que merecem destaque até se chegar a Veiros onde o elemento que mais se destaca é a sua Igreja Matriz e que portanto, deve ser visitado.
Posteriormente o percurso toma a rumo do IP2 passando pelo Ribeiro das Vinhas, pelo Ribeiro da Alvarã, pela Quinta do Leão, pelo Monte da Guardaria, pela Ribeira do Almuro, pela Herdade da Enxara de Baixo, por Enxara, pelo Ribeiro dos Sabugueiros, pela Ribeira da Leca e por Aguilhão indo depois cruzar-se com a estrada N243. Neste ponto surge ainda a possibilidade de seguir por uma percurso alternativo que segue pela estrada N243 até Monforte e se liga posteriormente com o percurso principal.
Caso se siga apenas pelo percurso principal este mesmo percurso aproxima-se muito de Monforte sendo possível visitar alguns elementos que aí se encontram como a Igreja de São João Baptista, o Senhor da Boa Morte, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, a Pedra do Rossio e a Igreja do Calvário.
Depois o percurso segue o curso da estrada N369 mas, ainda muito próximo de Monforte devem ser visitadas a Fonte da Vila, a Praia Fluvial e a Ponte Romana aí presentes.
Continuando o percurso cruzamos a Ribeira Grande que possui nas suas margens uma galeria ripícola consideravelmente bem conservada e depois, podemos visitar a Vila Romana de Torre de Palma.
Vaiamonte surge em seguida onde merecem especial destaque as ruinas romanas aí presentes.
Seguindo o percurso passamos pelo Monte do Danta, pelo Monte dos Esquerdos e pelo Monte de Évora indo este mudar posteriormente para o IP2 onde apenas é percorrida uma pequena extensão do percurso e, acabando este, por mudar novamente, para um itinerário mais secundário, a estrada M1099.
Mais tarde e antes de chegarmos a Assumar, passamos pelo Monte dos Escudeiros, pelo Monte das Canas e pela Fonte da Vila.
Uma vez em Assumar deve visitar-se a sua Igreja Matriz.
Em seguida o percurso passa muito próximo de Arronches mas, antes o seu curso muda para a estrada N371 e torna a mudar posteriormente para a estrada N246 e para a estrada N243 onde se mantém até ao seu final.
Por fim o percurso regressa ao seu ponto de partida, Monforte, passando entretanto pela Quinta do Carrefe, pelo Penedo, pelo Ribeiro do Tamboril, pela Ribeira dos Francos, pelo Monte do Pereiro e pelo Monte Caldeirinha.