descrição do percurso do Concelho de Castelo de Vide          (VOLTAR)

Fazendo-se uma descrição pormenorizada de todo o percurso é de realçar que excetuando-se a área junto à povoação de Castelo de Vide, todo o percurso se apresenta com um relevo pouco ondulado ou, até mesmo com um perfil plano. Junto a Castelo de Vide a Serra de Castelo de Vide impõe a sua presença alterando o perfil da paisagem envolvente.
O percurso está associado essencialmente à presença de montados, olivais e pastagens. É de notar que existem áreas, associadas à serra, completamente envolvidas por formações graníticas onde a vegetação cresce pelo meio destas mesmas formações, conferindo ao local um aspeto muito distinto do habitual, na grande parte das regiões do Alentejo.
Os povoamentos descritos em seguida surgem, maioritariamente sob a forma de aglomerados concentrados de média a pequena dimensão, situados normalmente numa elevação ou encaixados num vale, com um edificado tipicamente caraterístico da região do Alentejo.
Pode dizer-se que este percurso se inicia na freguesia de Santiago Maior, marcada com o número 2 no mapa. É de notar que o percurso se inicia próximo do limite a Sudeste de Castelo de Vide sendo de destacar aqui o seu Castelo e a Igreja de Santa Maria da Devesa.
Para iniciar o percurso tomamos a estrada M1008 onde, a paisagem imposta pela Serra de Castelo de Vide é muito marcada e cruzamo-nos com a estrada M523 indo depois passar pelos Vendavais e pela Senhora da Penha. Aqui devemos dirigir-nos ao alto do afloramento rochoso onde está a Igreja da Senhora da Penha e podem também ser observadas vistas na direção de Castelo de Vide.
Em seguida passamos pela Quinta do Cartaxo e cruzamo-nos com um percurso alternativo que segue pela estrada M1006-1, passa por Brejos, pelo ramal do comboio e indo depois intercetar o percurso principal e consequentemente, a estrada M1006-2.
Caso se siga sempre pelo percurso principal é de notar que o seu curso muda para a estrada N546-1 podendo, mais tarde, escolher-se novamente, entre seguir no percurso principal ou, escolher o percurso alternativo que toma a estrada M525 e depois a M1023 e passa por debaixo do ramal do comboio.
Seguindo o percurso principal, pela estrada N546-1, passamos pelo Senhor do Bom Fim e pela Senhora da Luz à medida que nos vamos afastando da paisagem associada à serra e que o relevo toma um perfil pouco ondulado.
Posteriormente o percurso muda para a estrada N246 e em seguida, para a estrada M1023 onde iremos ver as Fontainhas e Melriça. Mesmo junto a Melriça não devem ser deixadas de ver a Anta da Melriça e o Dolmén da Melriça.
Mudando agora para a estrada M1007 vemos a Fonte das Mulheres, a Tapada Balseira, a Marrofeira e tal como anteriormente, podemos seguir para um percurso alternativo que segue pela estrada M1006-1 sendo de destacar que este mesmo percurso se encontra ligado com o descrito anteriormente.

Seguindo no caminho principal, na estrada M1007, passamos pelo Vale da Venda, pela Barragem de Nisa, pela Tapada do Souto e pelo Monte do Vale de Cales. É de realçar que quando nos voltamos a aproximar da Barragem de Nisa existem, dois elementos, que merecem destaque, um Chafurdão do séc. XIX e um Túmulo Antropomórfico da pré-história.
Seguindo o curso do percurso passamos por Vasco, voltamos a estar muito próximo da
Barragem de Nisa e mudamos para a estrada M525-1 onde, mais uma vez pode ser seguido um percurso alternativo, ligado com os já descritos, e que segue pela estrada M525 na direção a Sul.
O percurso principal muda para a estrada M525 passando por Póvoa e Meadas e muda de novo o seu curso, desta vez, para a estrada M1006 passando pela Ribeira da Ameixoeira, pela Tapada do Cemitério, pela Tapada do Barroso e pelo Malabrigo.
É depois cruzada a estrada M1134 e chega-se a Meada e depois a Santo Amador, onde está situada a Capela de Santo Amador. Passamos também pela Tapada Grande.
Posteriormente pode ser seguido um percurso alternativo que segue pela estrada M1006-1 ou continuar no percurso principal e na estrada M1006.
Esta mesma estrada faz-nos passar pela Tapada do Vale do Tejo, pelo Monte da Tapada da Ameixoeira, pelo Ribeiro de Anta e pela Tapada do Pai Adão indo depois mudar para a estrada M1006-2 onde está o Monte do Galhardo e o Monte Neve dos Barreiros. É ainda de referir que imediatamente antes de mudarmos para esta estrada nos voltamos a cruzar com o percurso alternativo que segue o curso da estrada M1006-1, já descrito anteriormente.
Em seguida voltamos a aproximarmo-nos de uma área com um relevo um pouco mais acentuado sendo que nela podemos ver a Ribeira de Vide, a Quinta do Cardoso, a Quinta da Estrela, a Fonte Andrade, a Carvoeira e a Senhora do Carmo. Vamos depois cruzar-nos com a estrada M524 e passar pela Atalaia.
Posteriormente o percurso aproxima-se da região onde se situa Marvão indo depois mudar para a estrada M1008, passar pela Quinta da Atalaia, pela Quinta do Relógio, pela Água Formosa, pela Malosa e por fim, chegar ao nosso ponto de partida.